SESSÃO SOLENE NO DIA 05/07/2019

No próximo dia 05/07, acontecerá Sessão Solene de outorga do Título de "Honra ao Mérito" ao Ilmo. Sr. TENENTE PM ROGÉRIO GOUVÊA FIGUEIREDO.

Nessa sexta-feira, dia 05 de julho, acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Américo Brasiliense, às 19:30h, Sessão Solene de outorga do Título de "Honra ao Mérito" ao Ilmo. Sr. TENENTE PM ROGÉRIO GOUVÊA FIGUEIREDO, de acordo com o Decreto Legislativo n° 007/2018, de autoria do Vereador Diego Rodrigues de Souza.

Relação com Américo Brasiliense

Em 2016 o Tenente PM Figueiredo foi movimentado do município de Santa Lucia para Américo Brasiliense na função de Auxiliar do Comandante de Pelotão, porém, devido a ausência de Oficial para cobrir a vaga a este destinada, o graduado assumiu as funções interinamente, desenvolvendo as seguintes atividades:

• Elaborou um estudo minucioso sobre os tipos penais mais presentes na cidade de Américo Brasiliense, com estatísticas extraídas tanto da Secretaria de Segurança Pública, como da própria PM, com a finalidade de traçar estratégias de diminuição dos índices criminais, mormente aqueles de maior comoção social (homicídio, roubo, estupro, etc..).
  • Para corroborar no combate a criminalidade, o graduado também desenvolveu um aplicativo de celular, onde eram expostas notícias, dicas de segurança, imagens de eventos entre outros elementos, todos voltados a segurança pública.
  • Também o Tenente PM trouxe a ideia do Programa Vizinhança Solidária que tem por objetivo aumentar a vigilâncias nos bairros, utilizando pra isso um aplicativo de rede social que intermediava os anseios da comunidade local, informações criminais e até mesmo, disseminação de dicas de segurança. O Programa era composto por tutores (representantes da comunidade local) que formava seu grupo social virtual e que ficava responsável em coletar e repassar ao representante da PM os acontecimentos pertinentes a segurança publica naquela localidade.
  • O graduado também atuou de forma muito significativa no CONSEG da cidade, promovendo por diversas vezes palestras e dicas de segurança, tais como, saber identificar uma atitude suspeita, sobre o site webdenuncia, sobre índices criminais do município entre outros.
  • O Tenente PM também por algumas vezes realizou Audiências Públicas que são uma espécie  de "Prestação de Contas" da Polícia Militar com a comunidade local, onde são expostos de maneira REAL a atual situação do município quanto aos índices criminais e aproveitando para deixar dicas de segurança referente aquelas situações mais recorrentes e atuais.
  • O homenageado também é um profundo conhecedor das ferramentas informatizadas da policia militar, tais como COPOM ON LINE, Infocrim, Fotocrim, Infoseg, SIOPMWEB entre outros e que facilitam e auxiliam sobremaneira o desenvolvimento de estratégias de combate ao crime, e que trouxeram resultados muito satisfatórios no que tange ao controle e ou diminuição dos índices criminais do município.
  • A participação em alguns programas da rádio local onde eram retransmitidas a toda comunidade dicas de segurança, também trouxe uma maior aproximação da comunidade local com a Policia Militar, estreitando cada vez mais este relacionamento, tendo como resultado uma maior sensação de segurança dos munícipes.

Em 16 de fevereiro de 2019, o Diário Oficial do Estado publicou sua promoção a Tenente e passagem para a inatividade, concluindo sua carreira na gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo com muita honra e galhardia e em serviço à comunidade ameriliense!